24/07/2008

Solidariedade – Galeria EBEC- Salvador/BA - Abril/2008


Solidariedade

Nunca vi os artistas tão empenhados numa exposição como nessa onde a EBEC Galeria vai mostrar ao público o trabalho de Chico Diabo: elegantes peças desenvolvidas com tubos de PVC e inserções de metal ou madeira. Rompendo com o suporte tradicional, o artista explora a geometria dos tubos, esbanjando idéias ao trabalhá-los, e aplicando depois instigante pintura abstrata. Essas esculturas originais se coadunam com o olhar de hoje e realçam qualquer ambiente.
Baiano de Salvador, o artista viveu um tempo em S. Paulo, fez individuais em várias capitais brasileiras, participou das montagens do Etsedron, com prêmio da Bienal numa delas, e prêmio pela coletiva de Escultura Lúdica, eleita pela ABCA como a melhor do ano de 79.Chico voltou a Salvador nos 80. Bom amigo, sempre disposto a colaborar, muitos dos nossos artistas fizeram suas primeiras individuais a convite dele, quando administrava a sempre lembrada galeria “O Cavalete” de Jacy Brito, única da época que se aventurava a mostrar os estreantes.
Imprevistos acontecem. O AVC que vitimou Chico, o impede de trabalhar, motivo da EBEC Galeria de Arte apresentar ao público além das últimas esculturas que ele fez, 50 trabalhos em pequeno formato que seus colegas, solidários, estão doando a Chico.
Apresentar ao público os trabalhos de Chico e desses 50 artistas, dos mais famosos aos que estão começando agora, me enche de orgulho. A serem vendidos por Alaíde, marchand e amiga de Chico, pela irrisória quantia de R$ 80 reais, (que corresponde a um vigésimo do preço de muitos deles), nem assim vacilaram, para assegurar a venda rápida de todos. Amigo, nessas horas, age assim.

Matilde Matos
(da ABCA e AICA)


Nesta exposição apresentei o trabalho Livro, da série Pinturas Maximalistas, composto por uma placa de resina contendo desenhos em papel vegetal, pintura sobre papel canson, tecido e postal.


Nenhum comentário: